Estudo Experimental do Comportamento Mecânico do Concreto Autoadensável com Base na Mecânica da Fratura

  • Paulo Castro Guetti Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Gabriel Oliveira Ribeiro Departamento de Engenharia de Estruturas, Escola de Engenharia da UFMG.
  • Pedro Serna Ross Institudo de Ciencia y Tecnología del Hormigon, Departamento de Ingeniería de la Construcción, Universidad Politecnica de Valencia

Abstract

O objetivo principal deste trabalho é caracterizar o comportamento mecânico dos concretos autoadensáveis (CAA), tendo em vista a não linearidade física e os fundamentos da mecânica da fratura para materiais parcialmente frágeis. Para isso, buscou-se determinar a energia de fratura (Gf) e do comprimento da Zona de Processo de Fratura (cf), além do módulo de elasticidade, da resistência à tração e à compressão. Para tanto, foi realizada uma série de ensaios de flexão de três pontos em vigas de CAA e concretos convencionais vibrados (CCV), com entalhe no meio do vão, sendo que os parâmetros determinados nos corpos-de-prova de CCV serviram como referência comparativa. Nessa pesquisa, avaliou-se a influência das seguintes variáveis, consideradas com dois níveis cada: resistência à compressão (30 e 50MPa), composição granulométrica (granulometria fina e granulometria grossa) e diâmetro máximo do agregado (12 e 20mm). A avaliação da influência destas variáveis no comportamento mecânico do CAA foi feita a partir da dosagem de quatro tipos de concretos obtidos pela combinação das variáveis mencionadas. Os ensaios de flexão foram feitos de acordo com a recomendação do RILEM TC89-FMT, que se baseia no Método do Efeito de Tamanho. Os resultados indicam que os CAA tendem a se comportarem de modo mais frágil do que os CCV de referencia.

Author Biographies

Paulo Castro Guetti, Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Doutor em eng. de estruturas pela UFMG com uma passagem na UPV na área de tecnologia de materiais. Atualmente trabalho no Depto de Eng. Civil do Instituto de Ciências Tecnológicas da UFMT.
Gabriel Oliveira Ribeiro, Departamento de Engenharia de Estruturas, Escola de Engenharia da UFMG.
Professor titular do Depto. de Engenharia de Estruturas da Universidade Federal de Minas Gerais desde 1976, membro da Câmara de Assessoramento de Arquitetura e Engenharia da FAPEMIG (2005 a 2010) e consultor da Fundação Christiano Ottoni na área de engenharia de estruturas. Pós-doutorado na Vanderbilt University em Nashville nos USA (1998 a 1999), onde lecionou disciplinas de graduação e pós-graduação. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Estruturas da UFMG (1994 a 1996), Chefe do Depto. de Engenharia de Estruturas (2002 a 2006). Publicou um capítulo livro no exterior, sete artigos em periódicos internacionais e um em periódico nacional, e 76 trabalhos completos em anais de eventos. Participou de inúmeros eventos no Brasil e no exterior.
Pedro Serna Ross, Institudo de Ciencia y Tecnología del Hormigon, Departamento de Ingeniería de la Construcción, Universidad Politecnica de Valencia
Importante Professor e Pesquisador Espanhol, que trabalho no instituto de ciências e tecnologia do concreto do departamento de engenharia da construção civil.
Published
2017-06-12
Section
Artigos