O consumo de aditivo superplastificante em diferentes cimentos e sua otimização na eficiência de ligantes

Resumen

Foram estudados, em cimentos e fillers calcários, os teores ótimos de superplastificante, determinados através de reometria rotacional, e estimados seus efeitos nos impactos ambientais de concretos. Ensaios de espalhamento de argamassas em mesa de consistência foram feitos para determinação da redução de água e estimação de redução do cimento e intensidades de ligantes (IL) e CO2 (IC) em concretos teóricos. Os cimentos estudados apresentaram significante variação de consumo de superplastificante. Os fillers consumiram menos aditivo por unidade de área do que os demais materiais e suas composições apresentaram maior redução de água. O uso de superplastificantes levou à redução do consumo de cimento e os de impactos ambientais. A otimização do teor de superplastificante, em análise dos parâmetros estudados, se mostrou eficiente para a redução de impactos ambientais, de acordo com os parâmetros analisados.

Biografía del autor/a

Rafael Testoni Cecel, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP)
Mestrando na área de construção civil (PCC) na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP).
Pedro Cesar Rodrigues Alves Abrão, Universidade de São Paulo (USP)
Engenheiro Civil, formado pela Universidade Estadual de Maringá (2015). Engenheiro Trainee no projeto FPSO-P66, Estaleiro Brasfels - Angra dos Reis (2015). Mestrando em Construção Civil com ênfase em Soluções para Construção Sustentável, pela Escola Politécnica da Universidade Estadual de São Paulo (2016). Tem interesse em pesquisas nos seguintes assuntos: construção sustentável, materiais cimentícios suplementares, técnicas de caracterização, argila calcinada, concreto com baixo teor de ligante, soluções para mitigação dos impactos ambientais na produção do cimento, avaliação de ciclo de vida tradicional e simplificada, cimentos eco-eficientes, reologia e empacotamento de partículas
Fábio Alonso Cardoso, Universidade de São Paulo (USP)
Possui graduação (2002) e mestrado (2004) em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos e doutorado em Engenharia Civil na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2009). Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Cerâmicos, atuando principalmente nos seguintes temas: concretos refratários, secagem, permeabilidade e explosive spalling. Na área de materiais de construção atua no desenvolvimento de técnicas de caracterização reológica e avaliação da separação de fases em materiais cimentícios. Participa como pesquisador do CONSITRA (Consórcio Setorial para Inovação em Tecnologia de Revestimentos de Argamassa) e colabora com a Comissão de Estudos de Argamassa de Assentamento e Revestimento do CB-18 da ABNT.
Vanderley Moacir John, Universidade de São Paulo (USP)
Engenheiro Civil pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1982), mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987) e Doutor em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1995). Pós-doutorado no Royal Institute of Technology da Suécia (2001). Professor Associado da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e membro da coordenação das Engenharias da FAPESP. É membro do Conselho Executivo da Agencia USP Inovação desde 2012. Foi membro do CA Engenharia Civil do CNPq, da diretoria executiva da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído e diretor do CB2 da ABNT. Especializado em Materiais e Componentes de Construção e Construção Sustentável atua em temas como cimento, fibrocimento, uso de resíduos como matérias primas, materiais e desenvolvimento sustentável, materiais avançados, argamassas de revestimento e colantes, durabilidade (incluindo biodeterioração), compósitos aplicados à construção civil e metodos simplificados de avaliação do ciclo de vida.
Publicado
2019-04-10
Sección
Artículos