Influência da velocidade de concretagem sobre a pressão lateral do concreto fresco no dimensionamento de fôrmas

  • Marina Oliveira Sousa Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Naiane Souza Santos Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Robson Lopes Pereira Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Paulo Chaves de Rezende Martins Universidade de Brasília PECC-UnB
  • Lineu José Pedroso Universidade de Brasília PECC-UnB

Abstract

A pressão lateral do concreto fresco gera uma carga que possui grande influência no dimensionamento das fôrmas de pilares, paredes e faces laterais das vigas. Sua previsão deve ser realizada de modo que se aproxime bem dos valores suportados pelas fôrmas, evitando-se, assim, o superdimensionamento ou subdimensionamento dessas estruturas provisórias que representam até 12% do custo total da obra. O cálculo da pressão lateral que o concreto fresco exerce sobre as fôrmas envolve diversas variáveis, sendo uma delas a velocidade de concretagem. O principal objetivo deste trabalho foi estudar a influência da velocidade de concretagem sobre a pressão lateral do concreto fresco calculada a partir de modelos teóricos apresentados por normas e referências internacionais. Para isso, foram realizadas medições da velocidade de concretagem em pilares de cinco obras de Goiânia e calculadas as pressões máximas suportadas por suas respectivas fôrmas, a partir das dimensões e dos vãos entre os apoios dos elementos que as constituíam. Os resultados obtidos apontam que as velocidades de concretagem em campo chegam a 248,57 m/h, superando os valores limitados pelos métodos teóricos de cálculo, e que as estimativas da pressão realizadas a partir das velocidades medidas in loco ultrapassam os valores máximos suportados pelas fôrmas em até 603,75 vezes. Assim, concluiu-se que é necessária a formulação de equações para estimar a pressão lateral do concreto fresco a altas velocidades de concretagem, conforme as atuais práticas no mercado da construção civil.

Author Biographies

Marina Oliveira Sousa, Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Graduada em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
Naiane Souza Santos, Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Graduada em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
Robson Lopes Pereira, Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Engenheiro Civil, Professor MSc. na Escola de Engenharia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Doutorando em Estruturas do Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil PECC-UnB.
Paulo Chaves de Rezende Martins, Universidade de Brasília PECC-UnB
Doutorado em Mécanique des Sols et Structures - Ecole Centrale Paris (1989), Professor Doutor PECC-UnB.
Lineu José Pedroso, Universidade de Brasília PECC-UnB
Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (1976), mestrado (DEA) em Filosofia de Ciências - Universidade de Paris IV - Sorbonne (1987), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - COPPE -(1982) e Doutorado em Mécanique Applique à la Construction-Genie Nucleaire - Institut National des Sciences et Techniques Nucleaires - CEA/CEN - Saclay - France (1986). Atualmente é professor associado na Universidade de Brasília (UnB).
Published
2018-06-07
Section
Artigos