Balanço das emissões e da captura de CO2 em estruturas de concreto em função do consumo e tipo de cimento

  • Emerson Felipe Felix Departamento de Engenharia de Estruturas, Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo (EESC/USP)
  • Edna Possan Professora, Dra. Centro Interdisciplinar de Tecnologia e Infraestrutura, Universidade Federal da Integração Latino Americana,

Abstract

Apesar de a indústria cimenteira ser considerada uma das mais poluentes do setor, responsável por aproximadamente 5% das emissões mundiais de CO2, o concreto tem a potencialidade de absorver esse gás, através do processo de carbonatação, compensando em partes as emissões geradas na sua produção. Com o objetivo de analisar este processo, o presente estudo avalia as emissões e a captura de CO2 de concretos com consumos de 300 a 700 kg de cimento, produzidos com diferentes tipos de cimento Portland (CP II F, CP II E, CP II Z, CP III, CP IV e CP V). Por meio da modelagem matemática fez-se o balanço das emissões identificando o traço que apresenta boa resistência à carbonatação e maior absorção de CO2 durante o ciclo de vida do concreto. Os resultados apontam que concretos com consumo de cimento entre 380 e 420 kg/m³ e com maiores taxas de adições apresentam melhores balanços de emissões.

Author Biography

Edna Possan, Professora, Dra. Centro Interdisciplinar de Tecnologia e Infraestrutura, Universidade Federal da Integração Latino Americana,
Professora Adjunta nível 4 na Universidade Federal da Integração Latino Americana (Unila). Pesquisadora do CEASB/PTI (Centro de Estudos Avançados em Segurança de Barragens/Parque Tecnológico de Itaipu) e do Laboratório de Tecnologia do concreto de Itaipu (LTCI). Membro fundador da Associação Latino Americana de Patologia da Construção - ALCONPAT Brasil. Sócia do IBRACON, da Alconpat Internacional e do Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB).
Published
2018-02-15
Section
Artigos