Blocos cimentícios com resíduos de EVA para telhado verde extensivo modular: contribuição dos componentes no isolamento térmico

  • Aluísio Braz Melo Universidade Federal da Paraíba
  • Tatyane Nadja Martins Mendonça

Abstract

As coberturas vegetadas podem contribuir de várias maneiras na qualidade do meio ambiente, sendo destacada a redução na transferência de calor para os ambientes internos das edificações. Dentre as técnicas disponíveis para execução desse tipo de cobertura propõe-se o uso de blocos cimentícios leves compatíveis com o sistema de telhado verde extensivo modular. Para os blocos cimentícios leves, produzidos com agregados de EVA (resíduos da indústria de calçados), espera-se uma contribuição adicional na capacidade de isolamento térmico do telhado verde proposto. No presente artigo, pretende-se demonstrar tal contribuição, através de medições realizadas em protótipos na condição de clima quente e úmido. Após caracterizar a capacidade de isolamento térmico do telhado verde proposto, tendo como referência diferentes tipos de coberturas convencionais, foi identificada a contribuição adicional do componente utilizado nesse telhado verde, fazendo comparações com medições coletadas em outro telhado verde, executado com blocos cimentícios sem a presença dos agregados de EVA. Nos experimentos, foram coletadas temperaturas superficiais externas e internas em cada cobertura dos protótipos, bem como as temperaturas do ar nos ambientes externo e interno. A partir da análise dos dados para o dia típico de verão foi possível confirmar que o telhado verde proposto apresentou as mais baixas amplitudes térmicas, considerando as temperaturas do ar e superficiais internas. A presença dos agregados de EVA nos blocos propostos contribuiu na redução das temperaturas internas.

Author Biographies

Aluísio Braz Melo, Universidade Federal da Paraíba
Professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, PPGECAM/PPGAU/UFPB com atuação na área de Arquitetura e Engenharia Civil, com ênfase em materiais não convencionais, pré-moldados de concreto, gestão de resíduos de construção e demolição, reciclagem de resíduos da indústria de calçados em artefatos de cimento Portland.
Tatyane Nadja Martins Mendonça
Mestre pelo Programa de Pós- Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGECAM) na UFPB (2015), com experiência em Telhados Verdes e Projetos Educacionais.
Published
2016-06-01
Section
Artigos