Caracterização das Imperfeições Geométricas dos Trilhos que levam à Máxima Amplificação Dinâmica de Esforços Solicitantes em Pontes Ferroviárias

  • Pollyana Gil Cunha Amaral Universidade de São Paulo
  • Carlos Eduardo Nigro Mazzilli Universidade de São Paulo

Abstract

Este trabalho utiliza uma metodologia simplificada de análise dinâmica para o estudo das vibrações em pontes ferroviárias produzidas pela passagem da composição de um trem de passageiros, ou TUE (Trem Unidade Elétrico) típico. Parte-se de um modelo do veículo com quinze graus de liberdade, referentes aos deslocamentos verticais (bounce) e horizontais (sway) e rotações em torno dos eixos longitudinal (roll), transversal (pitch) e vertical (yaw). Nesta metodologia, os modelos dinâmicos do trem e da ponte são tratados de forma inicialmente desacoplada, sendo conectados pelas forças de interação trem-ponte. Desta forma, são calculados os carregamentos provenientes do trem modelado sobre tabuleiro rígido, considerando irregularidades geométricas, diferentes em cada trilho, nos planos vertical e horizontal, e nas rodas. De acordo com esta metodologia, as forças de interação são condensadas estaticamente no centro de gravidade do veículo e aplicadas em um modelo estrutural simplificado (unifilar) da ponte. Para representar a passagem do comboio sobre a ponte, são utilizadas funções que descrevem as forças de interação trem-ponte em cada nó do modelo unifilar, em cada instante. Com isso, é possível identificar a resposta dinâmica proveniente das irregularidades geométricas e, ainda, avaliar a amplificação dinâmica obtida para cada esforço, a qual é comparada com o valor do coeficiente de impacto prescrito na norma brasileira para projeto de pontes ferroviárias (NBR 7187), utilizado em análises quase-estáticas. A título de ilustração, foi considerada uma ponte de concreto de seção celular, com vão de 36,0m de comprimento. Foi realizado um estudo a fim de encontrar os parâmetros das funções das irregularidades que levassem à condição mais desfavorável para a amplificação de esforços solicitantes na ponte.

Author Biographies

Pollyana Gil Cunha Amaral, Universidade de São Paulo
Aluna de Doutorado da Escola Politécnica - USP - Departamento do Estruturas
Carlos Eduardo Nigro Mazzilli, Universidade de São Paulo
Professor Titular da Escola Politécnica - USP - Departamento do Estruturas
Published
2017-07-27
Section
Artigos