Pega em Argamassas com Cinzas do Bagaço da Cana-de-açúcar

  • Everlei Câmara Universidade Paranaense – UNIPAR. Doutorando PPGEC Programa de Pós-Graduação em Engenahria Civil da UFSC.
  • Roberto Caldas de Andrade Pinto Universidade Federal de Santa Catarina UFSC
  • Janaide Cavalcante Rocha Universidade Federal de Santa Catarina UFSC

Abstract

Este trabalho apresenta um estudo experimental do efeito da utilização da cinza do bagaço da cana-de-açúcar (CBC) em substituição parcial do agregado miúdo em misturas de argamassa na reatividade do cimento em idades iniciais, avaliando-se os tempos de pega de misturas de argamassa com variadas relações água/cimento, assim como o desenvolvimento inicial da velocidade dos pulsos ultrassônicos. O objetivo deste trabalho é a caracterização dos efeitos da substituição parcial de agregados miúdos por cinzas do bagaço da cana-de-açúcar no processo inicial da hidratação do cimento. Para tanto, a CBC utilizada neste estudo passou por diferentes processos de beneficiamento, através de moagem, requeima e peneiramento, com o objetivo de melhorar suas características. Os resultados do estudo sugerem a viabilidade do uso de CBC em misturas cimentícias, para aceleração da hidratação nas primeiras idades e maiores resistências à compressão ao longo do tempo.

Author Biographies

Everlei Câmara, Universidade Paranaense – UNIPAR. Doutorando PPGEC Programa de Pós-Graduação em Engenahria Civil da UFSC.
Possui graduação em Engenharia Civil pela UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2003), mestrado em Engenharia Civil pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (2006) e doutorado em andamento também pela UFSC. Tem experiência na área de Engenharia Civil, em execução de obras de grande porte, como armazéns e silos em áreas portuárias, e na fabricação e montagem de estruturas pré-fabricadas. Atualmente é professor adjunto e coordenador do curso de Engenharia Civil da UNIPAR - Universidade Paranaense, Campus Umuarama.
Roberto Caldas de Andrade Pinto, Universidade Federal de Santa Catarina UFSC
Possui graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) , doutorado em Civil engineering - Cornell University (1997), e pós doutorado em 1999 na Cornell University e em 2008 em Auburn University - EUA. É professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina, Coordena o GPEND - Grupo de Pesquisa em Ensaios Não Destrutivos e participa do GRUPEX - Grupo de Exprimentação e Análise de Estruturas. Participa do Comitê 228 do ACI - American Concrete Institute. Atua como revisor de vários periódicos internacionais, é editor da Revista Ibracon de Estruturas e Materiais - RIEM. As principais linhas de pesquisa estão inseridas na área de Engenharia Civil principalmente em aplicações de ensaios não-destrutivos em estruturas de concreto armado, em procedimentos para inspeção de estruturas, em análise experimental de estruturas, e em desenvolvimento de materiais compósitos para uso em estruturas civis
Janaide Cavalcante Rocha, Universidade Federal de Santa Catarina UFSC
Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina UFSC.Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Goiás (1988), mestrado em Sciences Et Techniques de L Énvironment - Ecole Nationale Des Ponts Et Chaussées (1991) e doutorado em Engenharia Civil - Institut National Des Sciences Apliquées (1995).Coordena o Laboratório ValoRes (Valorização de Resíduos e Materiais) associado ao Núcleo de Pesquisa em Construção da UFSC. Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil PPGEC (gestão 2009-2011) da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Engenharia Civil, Ambiental com ênfase em Materiais e Componentes de Construção, atuando principalmente nos seguintes temas: resíduo, materiais de construção, análise de contaminantes, solidificação e estabilização de resíduos, cinzas pesadas, construção civil, novos materiais, materiais de baixo impacto ambiental, valorização de resíduos.
Published
2016-07-12
Section
Artigos