Geometric optimization associated with the use of high-strength concrete in viaducts

  • Eduardo Vicente Wolf Trentini State University of Maringá (UEM)
  • Carlos Humberto Martins State University of Maringá (UEM)

Resumo

O Brasil carece de investimentos em infraestrutura rodoviária, uma vez que este é responsável por mais da metade do volume de cargas transportado no território nacional. Quando se aborda o tema de infraestrutura rodoviária, uma das principais variáveis é, sem dúvida, a construção e a manutenção de viadutos. Viadutos em concreto de longarinas protendidas com seção I tem sido amplamente utilizadas no território nacional. Este trabalho tem como objetivo discutir os aspectos econômicos da utilização de concreto de alta resistência (CAR) associada à otimização geométrica de tabuleiros de viadutos de múltiplas longarinas pós-tensionadas. Para tanto, foram dimensionados doze tabuleiros de viaduto dividindo dois grupos. No Grupo A, a resistência característica do concreto variava e as características geométricas do tabuleiro não. Já no Grupo B a resistência característica variava, assim como as características geométricas do tabuleiro, haja vista que estas eram as configurações que apresentavam os melhores resultados para cada grupo de resistência característica do concreto. Sendo assim foi possível identificar que a utilização CAR diminui significativamente a taxa de armaduras, principalmente as armaduras de cisalhamento. Também observou-se que, apesar do CAR possuir um custo mais elevado por m³, ele ainda é considerado uma opção viável devido a redução da taxa de armaduras proporcionada. E por fim, a sua utilização além de proporcionar os benefícios amplamente comentados na literatura, ainda pode proporcionar estruturas de viadutos com custo de construção mais econômicos que o concreto convencional.
Publicado
2019-02-05
Seção
Articles