Análise de confiabilidade de uma viga pré-moldada protendida de ponte dimensionada no estado limite de serviço preconizado na NBR 6118 e 7188

Resumo

Nos dias de hoje sabe-se que é importante estudar a segurança das estruturas para evitar acidentes trágicos ou grande prejuízos a economia. O método mais utilizado no mundo para avaliar a segurança da estrutura é a confiabilidade, através do índice de confiabilidade obtido na análise. Esse índice não é facilmente obtido e conhecido para vigas pré-moldadas protendidas de pontes que são projetadas utilizando as normas brasileiras (NBR6118 e NBR7188). Este trabalho avalia os índices de confiabilidade anual de uma viga pré-moldada protendida de ponte no estado limite de serviço (ELS) projetada utilizando a norma brasileira e compara com os resultados obtidos em Caprani, Mayer e Siamphukdee[6]. A ponte estudada possui 33,5 metros de vão, bi apoiada, constituída por cinco vigas de concreto protendido com seção U. A análise de confiabilidade foi realizada utilizando três métodos para as quatro equações do estado limite: método de primeira ordem e segundo momento (FOSM), “First Order Mean Value” (FOMV) e método de confiabilidade de primeira ordem (FORM). Análises de sensibilidades foram executadas para considerar tanto a contribuição relativa dessas variáveis como o efeito de suas distribuições nos índices de confiabilidade anual para ELS. Verificou-se que o efeito da carga de tráfego e as tensões admissíveis reduzem significativamente o índice de confiabilidade obtidos para norma brasileira. As equações do estado do limite de serviço são particularmente sensíveis à carga do tráfego, tensões admissíveis e perdas de protensão, bem como suas respectivas distribuições.

Biografia do Autor

Pedro Henrique Cerento de Lyra, Universidade de São Paulo
Doutorando na EPUSP, Professor Assistente do Instituto Mauá de Tecnologia e Engenheiro da EGT Engenharia. Engenheiro pela EPUSP em 2008 e Mestre em Engenharia de Estruturas pela EPUSP em 2011.
André Teófilo Beck, Universidade de São Paulo
Professor Associado Departamento de Engenharia de Estruturas, Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, SP, Brasil. Graduou-se em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998), Doutorado em Engenharia Civil pela University of Newcastle, Australia (2003) e Livre-Docência pela Universidade de São Paulo (2013).
Fernando Rebouças Stucchi, Universidade de São Paulo
Professor Titular Sênior da EPUSP e Sócio Diretor da EGT Engenharia. Engenheiro pela EPUSP em 1975, Doutor em Engenharia de Estruturas pela EPUSP 1991.
Publicado
2020-01-17
Seção
Articles