Strict Standards: Declaration of SubmissionKeywordEntryDAO::getByControlledVocabId() should be compatible with ControlledVocabEntryDAO::getByControlledVocabId($controlledVocabId, $rangeInfo = NULL, $filter = NULL) in /home/revistas/public_html/lib/pkp/classes/submission/SubmissionKeywordEntryDAO.inc.php on line 20
Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/revistas/public_html/lib/pkp/classes/submission/SubmissionKeywordEntryDAO.inc.php:20) in /home/revistas/public_html/lib/pkp/classes/template/PKPTemplateManager.inc.php on line 836
Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/revistas/public_html/lib/pkp/classes/submission/SubmissionKeywordEntryDAO.inc.php:20) in /home/revistas/public_html/lib/pkp/classes/template/PKPTemplateManager.inc.php on line 837
Estudo numérico do comportamento de emendas de barras por meio de laço em juntas de estruturas de concreto armado
| Revista IBRACON de Estruturas e Materiais
Estudo numérico do comportamento de emendas de barras por meio de laço em juntas de estruturas de concreto armado
Thiago Delfino Lima Vasconcelos
Departamento de Engenharia de Estruturas, Escola de Engenharia de São Carlos - EESC, USP, São Carlos, Brasil.
Vladimir Guilherme Haach
Departamento de Engenharia de Estruturas, Escola de Engenharia de São Carlos - EESC, USP, São Carlos, Brasil.
Resumo
Emendas com barras retas ocupam muito espaço devido ao comprimento de traspasse necessário. Dessa forma, em situações em que há uma limitação de espaço para a emenda, uma armação que constitui uma solução interessante é a emenda por meio de laço, que, apesar de ter poucos estudos relacionados, vem sendo bastante difundida na construção civil. O objetivo desse trabalho é estudar o comportamento de emendas em laço em juntas de estruturas de concreto armado submetidas à tração. Para isso, realizam-se simulações numéricas no software DIANA® em modelos numéricos 3D. Inicialmente faz-se a calibração do modelo numérico com base em ensaios experimentais da literatura, depois é realizada uma análise paramétrica variando parâmetros geométricos das peças e da armação em laço. Os resultados indicam que dispor as barras o mais próximo possível até um espaçamento máximo de 60 mm entre eixos e considerar um traspasse mínimo igual ao diâmetro de dobra dos laços pode ser uma situação ideal para o comportamento deste tipo de ligação.