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Analysis of strengthening procedures of reinforced concrete highway bridges: A Brazilian case study
| Revista IBRACON de Estruturas e Materiais
Analysis of strengthening procedures of reinforced concrete highway bridges: A Brazilian case study
Davidson Matos Carvalho
Federal University of Minas Gerais
José Márcio Fonseca Calixto
Federal University of Minas Gerais
Resumo
O sistema rodoviário federal brasileiro é constituído em grande parte por pontes construídas antes de 1984. Assim, essas pontes possuem geometria e capacidade de carga incompatíveis com o tráfego atual. Nesse cenário, o objetivo deste estudo foi a avaliação dos procedimentos de alargamento e reforço empregados em uma ponte de concreto armado que foi reabilitada, visando atender às novas exigências de uma rodovia que foi duplicada. O estudo também inclui a comparação do seu desempenho com a ponte nova, também em concreto armado, que foi construída ao lado para receber a pista nova. Esta comparação se mostra adequada, considerando que ambas as pontes são inseridas no mesmo microclima, estão sujeitas às mesmas características de tráfego e têm vãos e sistemas estruturais semelhantes.Os resultados obtidos permitem conhecer a eficácia das intervenções de alargamento e reforço realizadas, sob o ponto de vista da durabilidade, contribuindo para a melhoria de projetos futuros de reabilitação de pontes rodoviárias de concreto armado.
Biografia do Autor
Davidson Matos Carvalho, Federal University of Minas Gerais
Departament of Structural Engineering
José Márcio Fonseca Calixto, Federal University of Minas Gerais