Effect of temperature gradients on the behaviour of Jointed Plain Concrete Pavements

  • Pasquale Basso Trujillo Université Laval
  • Marco Antonio Salcedo Guerrero Universidad Panamericana

Resumo

Em muitos países da América Latina os pavimentos de concreto com juntas (JPCP) são calculados usando os métodos da “American Association of State Highway and Transportation Officials (AASHTO) ou da “Portland Cement Association” (PCA), os quais não levam em consideração explicitamente as condições climáticas específicas de cada região onde um JPCP será construído. É muito conhecido o empenamento causado pelos gradientes térmicos que se apresentam através da espessura do pavimento, o qual pode ocasionar a perda de suporte nas extremidades ou no centro da placa dependendo do momento do dia. Esta situação, paralelamente com as cargas veiculares, produzem esforços de tensão que podem ser de suficiente importância para iniciar a fissuração e finalmente a falha completa por fadiga. Nesta investigação, o software de Elemento Finito (EF) EverFe2.25 foi usado para estudar o impacto que os gradientes termicos (calibrado para considerar os gradientes de humidade), em combinação com as cargas veiculares (tandem com duas rodas de 180 kN), tem sobre o comportamento de uma tipica seção de JPCP. Para o JPCP em estudo, o aumento aparente do esforço de tensão atribuído aos Gradientes Térmicos Equivalentes (ETGs) negativos locais (ΔT = -18.5°C) foi 5.5 vezes maior do que os esforços induzidos pelo eixo quando posicionado na borda da placa e até 8.8 vezes maior quando foi colocado o canto da placa. Apesar de que o incremento aparente não foi tão grande quando analisados os ETGs positivos (ΔT = +18.5°C), a amplitude absoluta do esforço calculado nas combinações com as cargas veiculares para estas situações são suficientemente grandes para que ocorra falha por fadiga. Portanto, os gradientes termicos locais tem que ser tomados em consideração para o calculo dos JPCP usando procedimentos de design mais adequados, como o procedimento Empírico-Mecanicista.

Biografia do Autor

Pasquale Basso Trujillo, Université Laval
ACI member Pasquale Basso Trujillo is a Ph.D. candidate at Université Laval in Québec, Canada. He is a member of ACI committees 408 (Bond and Development) and 506 (Shotcreting). He has worked as a structural engineer and cost analyst intern and taught a workshop on reinforced concrete design for undergraduate students. His research interests include shotcrete, concrete paving, FEA and uncertainty in risk assessment.
Marco Antonio Salcedo Guerrero, Universidad Panamericana
Marco Antonio Salcedo Guerrero was a professor at the Department of Civil Engineering at the Universidad Panamericana Campus Guadalajara. He obtained his Ph.D. in civil engineering at the University of Illinois Urbana-Champaign. His research interest include instrumentation, concrete evaluation and structural analysis of concrete structures
Publicado
2019-03-01
Seção
Articles