Um estudo das propriedades mecânicas do concreto para fins estruturais preparado em canteiros de obras

  • Rosane Rayanne Jota Ribeiro
  • Hidelbrando José Farkat Diógenes "Universidade Federal da Paraíba"
  • Marcilene Vieira Nóbrega "Universidade Federal Rural do Semiárido"
  • Ana Lúcia Homce de Cresce El Debs "Escola de Engenharia de São Carlos – USP"

Abstract

O presente trabalho tem como objetivo estudar as condições de dosagem do concreto para fins estruturais, produzido nos canteiros obras do Município de Angicos/RN, assim como avaliar a influência do controle tecnológico nas propriedades mecânicas do concreto. Para tal foram analisadas propriedades como: módulo de elasticidade dinâmico, módulo de elasticidade estático e resistência à compressão. Foi realizado, para coleta dos dados, pesquisa de campo com intuito de levantar informações sobre a execução do concreto empregado nas obras, assim como a coleta de corpos de prova cilíndricos de 150 mm de diâmetro por 300 mm de altura, dosado conforme a prática dos profissionais ali presentes. O estudo indicou a evidente necessidade de reflexão sobre o tema exposto, visto que não há preocupação, ou ainda, falta conhecimento por parte dos profissionais em relação aos cuidados e procedimentos necessários para produção de concretos com qualidade satisfatória, dado que pelo menos 50% das obras avaliadas apresentarem resistências à compressão inferiores a 20 MPa.

Author Biographies

Rosane Rayanne Jota Ribeiro
Engenheira Civil com graduação pela Universidade Federal Rural do Semiárido (2014).
Hidelbrando José Farkat Diógenes, "Universidade Federal da Paraíba"
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008), mestrado em Engenharia Civil (Engenharia de Estruturas) pela Universidade de São Paulo (2010) e doutorado em Engenharia Civil (Engenharia de Estruturas) pela Universidade de São Paulo (2013). Atualmente é Coordenador do Laboratório de Engenharia Civil e professor do magistério superior da Universidade Federal Rural do Semiárido - Campus Angicos. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas.
Marcilene Vieira Nóbrega, "Universidade Federal Rural do Semiárido"
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (1999), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande (2003) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba (2010). Atualmente é professora do magistério superior da Universidade Federal Rural do Semiárido - Campus Angicos.
Ana Lúcia Homce de Cresce El Debs, "Escola de Engenharia de São Carlos – USP"
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1977), mestrado em Engenharia de Estruturas pela Universidade de São Paulo (1983), doutorado em Engenharia de Estruturas pela Universidade de São Paulo (1990). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Engenharia de Estruturas da Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia de Estruturas, com ênfase em Estruturas de Concreto Armado e Mistas.
Published
2016-09-23
Section
Artigos