Avaliação do desempenho estrutural de ligações de borda em lajes lisas de concreto armado sob os efeitos da excentricidade externa

  • Nívea Gabriela Benevides de Albuquerque Universidade de Brasília
  • Guilherme Sales Soares de Azevedo Melo Universidade de Brasília

Abstract

Embora diversas vantagens – construtivas e/ou arquitetônicas – lhe sejam atribuídas, a continuidade entre vãos consecutivos de lajes lisas adotadas em projetos multipavimentos faz da ligação laje-pilar uma região crítica, dada a reduzida seção de contato entre os dois elementos. Com a transmissão de momentos devido à adição de carregamentos horizontais e/ou verticais excêntricos, esses efeitos são ainda mais pronunciados em painéis externos. Estudos específicos sobre os efeitos de excentricidades externas ainda são bastante escassos, embora se reconheça a preocupação das normas, em geral, estarem aptas a atender eventualmente todos os potenciais casos conexos, visando um desempenho estrutural seguro. Para o caso de ligações de borda, algumas das recomendações existentes são baseadas em extrapolações bastante consideráveis, cuja teoria foi originalmente desenvolvida para os casos de carregamento assimétrico em ligações internas e precisam ser consolidadas com dados experimentais específicos. Assim, para investigar o comportamento estrutural das ligações entre a laje e o pilar de borda foram ensaiados quatro modelos individuais que reproduziram uma porção de laje de 2.350 x 1.700 mm de um pavimento de concreto armado com 180 mm de espessura em torno do pilar de borda quadrado de 300 mm x 300 mm, dotado de uma projeção para imposição das excentricidades. A posição do apoio sob o pilar determinou a excentricidade em termos físicos, variável estudada que definiu a interação M/V, a saber: 300 mm (interna), centrada (referência) e 300 mm e 400 mm (externa). Os ensaios experimentais possibilitaram avaliar comparativamente o comportamento dos modelos quanto às medições de deformações no aço e no concreto, deslocamentos verticais, rotações, modo de ruptura e cargas últimas das lajes. Os resultados indicam que a influência da transferência dos momentos nos modos de ruptura das lajes é muito mais pronunciada que ação do cisalhamento nos casos de ligações de borda submetidas a excentricidades externas.

Author Biographies

Nívea Gabriela Benevides de Albuquerque, Universidade de Brasília
Engenheira Civil formada pela Universidade Federal do Pará (2007); Mestre em Engenharia Civil (área de concentração: Estruturas) pela mesma instituição (2009); Doutora em Estruturas e Construção Civil pela Universidade de Brasília (2014).
Guilherme Sales Soares de Azevedo Melo, Universidade de Brasília
É o atual Diretor de Engenharias, Ciências Exatas, Humanas e Sociais do CNPq. Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília (1979), mestrado em Engenharia Civil (Estruturas) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1984) e doutorado em Estruturas de Concreto pela Polytechnic of Central London (1990). É professor da Universidade de Brasília desde 1993. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas de Concreto, atuando principalmente nos seguintes temas: lajes cogumelo, análise experimental, estruturas de concreto armado e protendido, resistência ao puncionamento e reforço de estruturas com novos materiais. Foi membro do CTC e coordenador da Área de Engenharias I da CAPES.
Published
2015-04-02
Section
Artigos