Estudo da Estabilidade Global de Edifícios Altos com Lajes Protendidas

  • Elcio Cassimiro Alves Universidade Federal do Espírito Santo
  • Leonardo Almeida Feitosa Universidade Federal do Espírito Santo

Abstract

A utilização de lajes planas de concreto protendido em edificações vem crescendo muito nos últimos anos no mercado brasileiro.Sendo a execução de edificações cada vez mais altas e esbeltas uma tendência na engenharia civil e arquitetura, surge a partir do uso das lajes protendidas uma dificuldade em se garantir a estabilidade global de uma edificação sem vigas. A fim de se avaliar a eficiência dos principais sistemas de contraventamento utilizados neste tipo de edificação, a saber, pilares em formado de “U” e pilares paredes, elaborou-se modelos computacionais de edifícios fictícios, que foram processados e analisados no programa comercial CAD/TQS. A partir da variação de parâmetros de modelagem tais como: geometria dos pilares, espessura das lajes, coeficiente redutor de inércia para consideração das não linearidades físicas dos elementos, rigidez das ligações entre lajes e pilares, entre outros, buscou-se analisar a influência de tais variáveis na estabilidade global da edificação a partir do parâmetro de instabilidade gama Z, previsto na norma brasileira ABNT NBR 6118 [1].

Author Biographies

Elcio Cassimiro Alves, Universidade Federal do Espírito Santo
Eng. Civil pela Escola de Minas da UFOP; Mestre em Engenharia Civil pela PUC-Rio (Área Concreto Armado e Otimização Estrutural), Doutor em Engenharia e Tecnologias Espaciais (Àrea Dinâmca de Estruturas e Otimização Estrutural)
Leonardo Almeida Feitosa, Universidade Federal do Espírito Santo
Engenheiro Civil Pela UFES Mestrando em Engenharia Civil do PPGEC UFES Engenheiro Calculista - Projeto em Estuturas de Concreto
Published
2015-04-02
Section
Artigos