Estudo do Efeito de Escala Utilizando a Correlação de Imagem Digital

  • Ayrton Hugo de Andrade e Santos Universidade Federal de Minas Gerais
  • Roque Luiz da Silva Pitangueira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Gabriel de Oliveira Ribeiro Universidade Federal de Minas Gerais
  • Rodrigo Barretos Caldas Universidade Federal de Minas Gerais

Abstract

O efeito de escala é uma questão relevante em estruturas de concreto, uma vez que influencia vários aspectos de análise, principalmente aspectos correlacionados com a resistência, fragilidade e ductilidade estrutural, energia e tenacidade à fratura, dentre outros. Paralelo a isto, cada vez mais novas metodologias estão sendo desenvolvidas para avaliar campos de deslocamentos em estruturas. Neste trabalho uma avaliação experimental do efeito de escala é realizada, utilizando como ferramenta de medida a correlação de imagem digital (CDI). Um tipo de concreto foi produzido e vigas com três tamanhos distintos foram ensaiados à flexão em três pontos. Os resultados encontrados permitem um melhor entendimento do efeito de escala e demonstram a eficiência da correlação de imagem digital na obtenção de medidas de deslocamentos.

Author Biographies

Ayrton Hugo de Andrade e Santos, Universidade Federal de Minas Gerais
Doutorando em Engenharia de Estruturas na Universidade Federal de Minas Gerais e Professor Assistente I na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Roque Luiz da Silva Pitangueira, Universidade Federal de Minas Gerais
Professor associado do Departamento de Engenharia de Estruturas da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem atuado principalmente nos seguintes temas: método dos elementos finitos, análise não-linear, estruturas de materiais parcialmente frágeis e programação orientada a objetos em java.
Gabriel de Oliveira Ribeiro, Universidade Federal de Minas Gerais
Professor titular do Departamento de Engenharia de Estruturas da Universidade Federal de Minas Gerais. Membro da Câmara de Assessoramento de Arquitetura e Engenharia da FAPEMIG (2005 a 2010) e consultor da Fundação Christiano Ottoni na área de engenharia de estruturas. Possui pós-doutorado na Vanderbilt University em Nashville nos USA. Atua na área de Engenharia de Estruturas, com ênfase em mecânica das estruturas, estruturas de concreto, métodos numéricos e computacionais para engenharia.
Rodrigo Barretos Caldas, Universidade Federal de Minas Gerais
Professor Adjunto do Departamento de Engenharia de Estruturas da Universidade Federal de Minas Gerais. Subcoordenador do Laboratório de Análise Experimental de Estruturas do DEES. Tem experiência na área de Engenharia de Estruturas e Segurança Contra Incêndio, com ênfase em Estruturas de Concreto, Aço e Mistas de Aço e Concreto, atuando principalmente nos seguintes temas: análise numérica, estruturas mistas de aço e concreto, e estruturas em situação de incêndio
Published
2015-06-12
Section
Artigos