Estudo experimental de blocos de fundação com cálice externo, embutido e parcialmente embutido considerando interface lisa

  • Rodrigo Barros
  • José Samuel Giongo

Abstract

Nas estruturas de concreto pré-moldado, a ligação pilar-fundação pode ocorrer por meio do cálice de fundação, que por sua vez pode estar embutido, parcialmente embutido com parte do colarinho saliente, ou externo com o colarinho saliente em relação ao bloco de fundação. Apresenta-se neste trabalho um estudo experimental de blocos de fundação sobre duas estacas com cálice externo, parcialmente embutido e embutido, submetidos à ação centrada utilizando modelos em escala reduzida 1:2. Nos modelos analisados, considerou-se a conformação lisa nas paredes do cálice e do pilar. Os resultados são comparados a um modelo de referência, com ligação monolítica entre o pilar e o bloco. Observa-se que o bloco com cálice externo apresenta força última com a mesma ordem de grandeza do bloco de referência, porém os blocos com cálice parcialmente embutido e embutido apresentam força última inferior a dos demais modelos.
Published
Sep 12, 2013
How to Cite
BARROS, Rodrigo; GIONGO, José Samuel. Estudo experimental de blocos de fundação com cálice externo, embutido e parcialmente embutido considerando interface lisa. RIEM - IBRACON Structures and Materials Journal, [S.l.], v. 6, n. 5, sep. 2013. ISSN 1983-4195. Available at: <http://www.revistas.ibracon.org.br/index.php/riem/article/view/444>. Date accessed: 24 apr. 2019.
Section
Artigos