Avaliação do cimento Portland RS frente ao ataque por sulfato de sódio e magnésio: uma análise física e comparativa em argamassas.

  • Diego Jesus De Souza University of Ottawa
  • Marcelo Henrique Farias Medeiros Professor Adjunto, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Construção Civil (PPGECC), Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Juarez Hoppe Filho Professor Adjunto, Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias (CCET), Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)

Abstract

O ataque por sulfatos é um termo usado para descrever uma série de reações químicas entre íons sulfato e compostos hidratados da pasta de cimento endurecida. Deste modo, a composição química dos aglomerantes utilizados é de suma importância para a durabilidade da estrutura frente a este agente agressivo. O presente trabalho objetiva a avaliação das propriedades físicas (expansão linear, resistência à tração na flexão e de resistência à compressão) de argamassas compostas por cimento do tipo RS (CP V – ARI RS), conforme comercialmente vendido no Brasil, frente ao ataque por sulfatos de sódio e de magnésio. Os resultados indicam que o cimento RS cumpre as exigências estabelecidas por norma, quanto à composição química e quanto à resistência ao sulfato de sódio. Porém, para o sulfato de magnésio, o cimento RS foi prejudicial às argamassas, pincipalmente nas avaliações de resistências mecânicas. Indicando que este cimento RS não é uma boa opção para exposição ao MgSO4.

Author Biography

Diego Jesus De Souza, University of Ottawa
Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Construção Civil da Universidade Federal do Paraná (2016). Graduado em Engenharia Civil também pela UFPR (2013). Atualmente é estudante de Ph.D da Universidade de Ottawa, Canadá, onde trabalha com pesquisas na área de Durabilidade do concreto com o tema em Reação álcali-agregado. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em durabilidade, materiais de construção civil, pontes e estruturas.
Published
2018-09-28
Section
Artigos