Análise de estruturas de concreto armado através da velocidade de propagação do pulso ultrassônico: estudo de parâmetros tecnológicos intervenientes

  • Deise Santos Adamatti Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Programa de Pós Graduação em Ciência e Tecnologias de Materiais (PPGEM), Laboratório de Ensaios e Modelos Estruturais (LEME)
  • Alexandre Lorenzi Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil (PPGEC), Laboratório de Ensaios e Modelos Estruturais (LEME)
  • Josué Argenta Chies Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil (PPGEC), Laboratório de Ensaios e Modelos Estruturais (LEME)
  • Luiz Carlos Pinto da Silva Filho Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil (PPGEC), Laboratório de Ensaios e Modelos Estruturais (LEME)

Abstract

A aplicação de Ensaios Não Destrutivos (END) é uma estratégia interessante para monitorar o estado de conservação das estruturas de concreto armado, principalmente quando ocorrem falhas de projeto, erros de dosagem, problemas na mistura, transporte ou lançamento do concreto. Dentre os métodos de END, aplicáveis ao concreto, o método de ensaio da Velocidade de Propagação do Pulso Ultrassônico (VPU) vem sendo utilizado comumente em diversas áreas da Engenharia Civil, devido à facilidade da operação, ao seu baixo custo, à rapidez na execução dos testes e à ausência de danos ao material analisado. Este trabalho visa estudar a influência que determinadas variáveis tecnológicas exercem sobre os resultados obtidos através dos ensaios de VPU. Foram moldados em laboratório dois elementos de concreto, com dimensões próximas a estruturas reais. Um elemento com armadura nas duas faces e outro sem armadura, nos quais foram introduzidos objetos para reproduzir possíveis falhas de concretagem. De modo a facilitar a análise dos dados, os resultados são apresentados por meio de imagens geradas através de programas computacionais e análises estatísticas. Através deste estudo verificou-se que a escolha dos parâmetros de ensaios é fator crucial para que se tenha uma interpretação correta dos resultados.

Author Biographies

Alexandre Lorenzi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil (PPGEC), Laboratório de Ensaios e Modelos Estruturais (LEME)
Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (1991), Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (2000), Doutor pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009) e Pós-doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Atualmente é pesquisador do Laboratório de Ensaios e Modelos Estruturais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (LEME/UFRGS). É Membro Fundador da Associação Latino Americana de Patologia da Construção - Brasil e sócio do Instituto Brasileiro do Concreto. Atual Secretario Executivo da Associação Latino Americana de Patologia da Construção - Brasil - Biênio 2009-2011. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Ensaios Não Destrutivos, Estruturas de Concreto e Redes Neurais Artificiais.
Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil (PPGEC), Laboratório de Ensaios e Modelos Estruturais (LEME)
Professor Associado – Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil – UFRGS. Mestre em Engenharia Civil – 1994 – Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil – UFRGS. PhD em Civil Engineering/Bridge Maintenance – 1998 – Leeds University/UK Presidente de Honra da Associación Latinoamericana de Control de Calidad, Patología y Recuperación (ALCONPAT Internacional) Diretor da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – 2012-2016
Published
2016-09-22
Section
Artigos